terça-feira, 5 de março de 2013

Atenção: Frutas Secas: Gostosas e Saudáveis, mas engorda!!



As frutas secas estão divididos em duas categorias distintas: 

- Desidratados: que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.). 

- Oleaginosos:  que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.) 


As frutas desidratadas são frutas que normalmente são consumidas frescas e após passar por processos de desidratação, perdem sua água, apresentando assim elevada concentração de glícidos (açúcar), o que os torna muito mais calóricos do que os equivalentes frescos. Por exemplo, enquanto 100 g de ameixas frescas fornecem 50 kcal, o mesmo peso de ameixas secas fornece cerca de 4 vezes mais calorias! 
Também alguns minerais se encontram em maior proporção na fruta desidratada como é o caso do potássio e do cálcio. O mesmo ocorre com as fibras.

Figo:  O figo é uma fruta altamente energética, por ser rica em carboidratos. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos. Em boas condições, o figo fresco conserva-se na geladeira por até uma semana.
No Natal é muito comum ser ingerido na forma de doce (figo em calda) ou cristalizados.

Ameixas:  As ameixas são benéficas para a saúde e por serem extremamente ricas em fibras diminuem o colesterol e previnem da constipação (apesar de também conterem sorbitol, que atua como um laxante). Elas possuem mais fibras do que os feijões secos ou mesmo do que qualquer outra fruta ou verdura. As ameixas contém muitos anti-oxidantes (o dobro das uvas passas e blueberries), e são ricas em vitaminas A, B, C, E, e ainda cálcio, beta-caroteno e ferro. Ameixas também possuem um alto grau de potássio, que ajuda a diminuir a pressão sangüínea e melhora a saúde dos ossos.
Tanto as ameixas frescas como as secas aumentam ainda a absorção de ferro pelo organismo. Está presente na época natalina nas duas formas (fresca e seca), ou entre componentes de doces natalinos como pudins, flans, bolos, etc.

Cereja Maraschino: Esta pequena frutinha vermelha é sinônimo de festa nas mesas do final de ano. A cereja enfeita as criações culinárias e empresta seu sabor adocicado para pratos doces e salgados. É fonte de Vitamina A e C e também contém sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Tâmaras Secas: As tâmaras, devido ao alto conteúdo de carboidratos constituem um alimento muito energético (274 Kcal por 100 gramas de tâmara seca). Como 72% desses carboidratos são açucares complexos, são metabolizadas pelo organismo de forma demorada, as tâmaras oferecem saciedade prolongada. Também são ricas em potássio, cobre, magnésio e cálcio. 
Devido ao seu alto conteúdo de vitamina B5, é conhecida pelos seus efeitos tranqüilizantes. 

Uva: O conteúdo em açúcares elevado justifica o fato de a uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio. Dentre as vitaminas, destaca-se o teor de vitamina B6 e, somente na uva preta, os carotenos. È ainda rica em fitoquímicos, desempenhando assim propriedades antioxidantes, que atuam na manutenção da integridade funcional dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, ajudam a combater o envelhecimento e na proteção contra infecções, alguns tipos de cancros e doenças degenerativas. No natal está presente nas mesas de várias maneiras: frescas (variedades com baixa acidez), passa (uva desidratada, com baixa acidez e maior concentração de açúcar), e o vinho (variedades com maior acidez e conteúdo moderado de açúcares). 
Além disso, as uvas podem também ser usadas para a confecção de doces e geléia ou estar presentes em receitas, na forma desidratada, como em panetones, pães, bolos, tortas, etc...


As Oleaginosas, em geral, são grandes fornecedores de gordura polinsaturada, que são gorduras boas já que fazem bem ao coração, aumentam o colesterol bom e diminuem o colesterol ruim, além de serem ótimas fontes de minerais como cálcio e ferro. Entretanto, seu consumo deve ser moderado devido ao seu alto valor calórico (em média mais de 600 kcal/100g), por isso, vamos conhecer um pouco melhor alguns deles:

Amêndoas: A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), gorduras (assim como as demais oleaginosas), e fibras. Apresenta também grande conteúdo de vitamina E, vitamina B1, potássio, fósforo, zinco e magnésio. Pode ser encontrada com ou sem a casca. Ao adquirir amêndoas, observe a casca, e certifique-se que esta não se apresenta rachada, bolorenta ou com manchas. Se adquirir amêndoas descascadas prefira as que estejam em embalagens hermeticamente fechadas. As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo.

Avelãs: Rico em fibras, em vitamina A e vitamina C, sendo a quantidade de magnésio também muito significativa.

Castanhas: É menos calórica que o restante dos frutos oleaginosos, já que o seu teor em gordura é significativamente inferior, no entanto, apresenta um teor superior em carboidratos complexos (sendo assim uma excelente fonte de energia) e em água (cerca de 50 % de sua composição). Ao contrário da maioria dos frutos, não é comum, consumir-se castanha crua pela sua grande adstringência e rigidez. No natal não só é consumida cozida ou assada, como acompanhamento de pratos, molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.

Nozes: Dentre o grupo, é a oleaginosa mais rica em minerais, principalmente cobre e zinco, apesar de serem pobres em fibras e proteínas. 

Macadâmia: A macadâmia, noz de origem australiana, é normalmente consumida na forma torrada e salgada, visando ressaltar seu sabor. No natal é usada acompanhando saladas, refogados, peixes e vegetais. Quando "in natura" presta-se para confeitos e fins culinários, podendo ser consumida recoberta com chocolates e em deliciosos bolos.

Pinhões: Além de ser rico em fósforo e potássio, destaca-se pelo seu elevado conteúdo de proteínas.

Pistache: Muito ricos em ferro e em fibra além de fornecerem bastante fósforo e cálcio.



Vantagens


- Frutas Secas: Pela sua riqueza carboidratos, constituem uma excelente fonte de energia. São excelentes fontes de fibra, muito benéfica na função intestinal.

- Frutas Oleaginosas: Fornecem quantidades apreciáveis de gordura polinsaturada, benéfica em situações de doença cardiovascular, colesterol e triglicéridos aumentados.

Desvantagens

Por serem muito calóricos devem ser consumidas com moderação e não estão indicados em situações de obesidade e excesso de peso.



Como comprar e conservar


Para conservar em casa, devem ser guardados em local fresco e seco. Devido ao seu teor em gordura polinsaturada, os frutos oleaginosos (sobretudo as nozes) podem deteriorar-se (rancificação).
Abraços
Conrad
Fonte: Midia Sport